terça-feira, novembro 1

Pagamos pelos erros dos pais e agora pela vagabundagem dos filhos.

Agora a sociedade terá de pagar também pelos traumas que os filhos de antigos terroristas sofreram por causa do caminho que seus pais escolheram.

"Os três filhos pequenos do ex-guerrilheiro Antônio Lucena, braço direito do capitão Carlos Lamarca na Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), foram parar na cadeia depois de verem seu pai ser morto na porta de casa pelos militares, em fevereiro de 1970, em Atibaia, interior de São Paulo. Hoje, 35 anos depois, casos como os deles, de filhos de militantes políticos e também vítimas da repressão militar, começam a chegar à Comissão de Anistia.

Na semana passada, a comissão aprovou, pela primeira vez, a condição de anistiado político e o direito à indenização de filhos de guerrilheiros. Vladimir e Isabel Maria Gomes da Silva, filhos de Virgílio Gomes da Silva, que comandou o seqüestro do embaixador americano Charles Elbrick, foram os primeiros beneficiados da lei."

Em uma reportagem muito longa, de página inteira, que infelizmente não dá para transcrever, alguns filhos de militantes de organizações terroristas se dizem perseguidos e irão pedir indenização porque seus pais eram comunistas.

Seus pais não eram apenas comunistas. Pegaram em armas, praticaram assaltos, assassinatos, atentados a bomba e outros desatinos em nome de uma ideologia estranha à índole do povo brasileiro, alegando que lutaram em nome de uma liberdade que sua ideologia não permitiu nem para seus próprios companheiros de luta armada.

"Os filhos de militantes políticos presos acham que perderam a infância e se tornaram adultos muito cedo ao viverem o drama da resistência à ditadura. Depois de presos só reencontrariam os pais meses depois ou anos depois. Existem casos de filhos de presos que foram incluídos nas listas de prisioneiros que seriam trocados por autoridades estrangeiras seqüestradas, algo que, até então, só se imaginava ocorrer com adultos."

As histórias vão virando lendas com a cumplicidade de setores da imprensa, fazendo de subversivos e terroristas heróis "salvadores da Pátria", quando na realidade tentaram impor suas idéias com a força das armas, arvorando-se de procuradores do povo, que não lhes deu apoio.© 2005 MidiaSemMascara.org

Nós pagamos 20 anos de ditadura, minha geração foi totalmente sufocada, nossa infância foi também perdida, não tínhamos o direito de nos manifestar, não tínhamos liberdade, fomos impedidos de ter um adolescência normal, fomos vítimas de criminosos e ainda teremos de pagar para os filhos deles? Filho de marginal, é marginal!