domingo, outubro 30

CPIs começarão por Duda a devassa nas contas de Lula

Reportagem de Luciana Nunes Leal para O Estado de S. Paulo desta segunda:

"A suspeita de que a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu US$ 3 milhões enviados por Cuba levou os oposicionistas que integram a CPI dos Correios à decisão de pedir uma devassa nas contas eleitorais do PT em 2002.

A linha de investigação a ser adotada pelos partidos de oposição será concentrada em três suspeitas de crime: dinheiro gasto e não declarado, o que contraria a Lei Eleitoral; pagamentos em contas no exterior sem comunicado à Receita Federal, o que indica crime contra a ordem tributária, e um partido, o PT, beneficiado por recursos externos.

Essa prática é proibida pela Lei dos Partidos Políticos e prevê como pena a cassação do registro da legenda. A idéia é que essa devassa seja feita nas CPIs que funcionam hoje - dos Correios e do Mensalão - e têm instrumentos para quebrar o sigilo do PT e rastrear eventuais fluxos de recursos para o partido e seus dirigentes.

Até agora, as investigações das CPIs têm se focado basicamente nos parlamentares ou dirigentes partidários acusados de envolvimento no esquema de caixa 2 de campanha e pagamento do mensalão. As contas dos partidos não vinham sendo investigadas até agora".

Crime é crime, não podemos aceitar que o caixa 2 deixe de ser crime e torne-se um "erro" ou teremos outros crimes que se tornarão "incidentes", "acidentes"...